O que leva uma franqueadora a investir em varejo e mercado digital? Não pode representar risco de banalização do produto?
- Franquia Fato

- 4 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de jan. de 2024
O investimento de uma franquia em varejo (mercados) e plataformas digitais oferecendo os mesmos produtos que o franqueador pode ser motivado por diversos fatores estratégicos, econômicos e de mercado. No entanto, é crucial considerar alguns aspectos que podem influenciar a decisão e mitigar possíveis riscos.

Diversificação de canais de vendas para oferecer produtos e atingir teoricamente novos segmentos de clientes pode aumentar a visibilidade da marca e ampliar alcance mas em contra partida pode tirar esse mesmo cliente que estaria disposto a ir a uma operação dessa franquia para consumir. Para o franqueador talvez o impacto possa ser positivo mas para os franqueados a visão seja outra. Adaptar a marca para seguir tendências e mudanças de hábito de consumo para uma empresa que já tem seu canal de venda consolidado pode ser arriscado para quem investiu.
Não acredito que o ganho de clientes vindos com essa postura possa ser sadio para quem investiu na marca com franchising mesmo os especialistas justificando que são locais específicos de públicos diferentes e que os consumidores também podem ser outros com hábitos opostos. Justificar que a grande maioria das marcas está hoje tendo esse foco e que a competição entre produtos similares quase obriga a implementar essa estratégia seria também uma justificativa plausível mas por outro lado ao meu ver entra a banalização de produto e de marca, a falta de exclusividade e a mesmice visual que pode acarretar em efeito contrário de percepção de consumo.
Obviamente que antes de expandir para novos canais, é vital realizar uma análise de riscos e benefícios. Isso inclui considerar o impacto nas vendas das lojas da marca, possíveis conflitos de preços e a percepção do consumidor, mas ainda incluiria nesses pontos de análise o impacto direto no franqueado que investiu na marca e exclusividade para o seu canal de vendas.
Uma marca ou produto ao ser franqueada ela deixa de ser exclusiva do franqueador e passa a ter dezenas ou centenas de sócios investidores ou porque não dizer acionistas da marca e que qualquer mudança de postura com novos canais de vendas impacta diretamente no retorno financeiro de cada um deles o que deve ser SEMPRE levado em consideração para qualquer tomada de decisão da gestão estratégica da empresa.







Comentários